Site, quanto mais velho melhor

Site é como o vinho, quanto mais velho melhor. Mas velho não quer dizer antiquado, malfeito ou defeituoso. Velho significa “experiente”, com mais anos de internet.
Quanto mais aniversários ele faz na internet, melhor fica.  Mas esclareço que somente os bons sites!  Quanto mais velho, mais o Google gosta. Mas o que quer dizer o Google gostar?

Os sites são o trabalho do Google

O trabalho do Google é oferecer as melhores fontes de pesquisa para as pessoas. Ou seja, quando alguém pesquisa algo, o Google oferece os sites que ele gosta. Mas quais são os sites que ele gosta?

Bem programados

Você vê a “lataria” bonitinha do site, mas o Google olha embaixo do capô onde está o código. Se o código é ruim mesmo com um visual legal ele vai preferir mostrar outras fontes. Isso porque o código pode ter falhas de segurança, esconder vírus ou simplesmente ser defeituoso. Um site bonito com código ruim é como um carro lindo com motor batendo de ruim. Se ele for feio ou quebrado, então é certeza que as coisas vão  mal debaixo do capô, e o Google vai preferir mostrar outro.

Às vezes você nem sabe, mas o Google está indicando o seu site como site malicioso ou inseguro.
Às vezes você nem sabe, mas o Google está indicando o seu site como site malicioso ou inseguro.

Rápidos

O Google testa todos os sites frequentemente, e faz um ranking com os mais rápidos. Pois se ele entrega um que é lento, isso irrita o usuário. Sites lentos mal abrem nos smartphones com internet 3G.

Você pode testar a qualidade de seu site em Google Speed Test

Sites Úteis

Um site que tem muitas fotos sem nenhum texto de explicação não é muito atraente. O contrário também. Ele deve ser feito por um profissional que entende como o site se relaciona com o Google. Ele vai providenciar um bem codificado, rápido e útil considerando o seu setor de atuação.

Site: Quanto mais velho melhor

Se um site seguir essas premissas, e tiver um bom conteúdo, o Google via oferecer ele algumas vezes como resultado de pesquisa. Se as pessoas navegarem bem no site o Google compreende que ele é bom. Nas próximas vezes ele vai oferecer este site novamente. Neste sentido, quanto mais antigo na web melhor para o Google. Segue o ditado: “Os mais velhos primeiro”.

Quanto mais cedo você fizer um site, mais tempo ele vai ter para ganhar autoridade na web. Quando fizer um site para sua empresa, procure fazê-lo adequadamente desde o início, para que toda vez que o Google testá-lo, ele já aumente seu ranking, para exibi-lo cada vez mais alto na primeira página de resultados. Isso garante que os clientes vão encontrá-lo.